PUBLICIDADE
Notícias

Putin eleva o tom contra Ocidente sobre crise ucraniana

14:00 | 26/01/2015
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, elevou o tom e rebateu críticas feitas por líderes do Ocidente sobre a crise ucraniana. Em uma entrevista televisionada, Putin afirmou que a culpa pelos problemas da região é do exército ucraniano, que usa civis da região como "bucha de canhão" no conflito.

"(O exército ucraniano) não nem mesmo um exército, é uma legião estrangeira. Neste caso, uma legião estrangeira a serviço da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)", afirmou o presidente russo, que foi entrevistado após se encontrar com estudantes em São Petesburgo. "O objetivo deles é cercear a Rússia no terreno geopolítico, e isto não coincide com os interesses do povo ucraniano."

Putin reage a comentários feitos por líderes europeus e norte-americanos feitos no final de semana, de que iriam aprovar mais sanções caso a o país continue agindo no leste ucraniano. No sábado, 30 pessoas morreram atingidas por um foguete na cidade de Mariupol.

Embora as sanções econômicas impostas à Rússia comecem a expirar nos próximos meses, o presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que iria conversar com líderes europeus para "aumentar a pressão sobre os russos". Na quinta-feira, ministros de Relações Exteriores da União Europeia irão se encontrar em caráter extraordinário para discutir a situação ucraniana. Fonte: Associated Press.

TAGS