PUBLICIDADE
Notícias

Obama alerta Índia sobre perigo de divisões religiosas

19:50 | 27/01/2015
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desafiou a Índia a fazer mais contra o aquecimento global, pela igualdade de gênero e para superar suas divisões religiosas do país. Para Obama, progressos nestas três áreas seriam a chave para o sucesso do país.

O presidente dos EUA encerrou a visita de três dias ao país nesta terça-feira, onde pode mostrar seu apoio ao primeiro-ministro Narendra Modi e ao potencial da Índia. Obama, no entanto, sublinhou essas três áreas como desafios locais.

"A Índia terá sucesso se conseguir fugir da divisão religiosa", afirmou a um auditório com adolescentes em Nova Deli.

O presidente pediu aos indianos que defendam o princípio de liberdade de religião, que está nos documentos fundadores do país, e afirmou que, assim como nos Estados Unidos, a diversidade da Índia é uma de suas forças.

O partido de Modi, o Bharatiya Janata, tem sido alvo de críticas por forçar uma agenda religiosa e enfraquecer o secularismo no país. O próprio primeiro-ministro foi citado por "severas violações à liberdade religiosa" pelo Departamento de Estado norte-americano. Por uma década, Modi foi proibido de pisar nos Estados Unidos por não conseguir evitar uma onda de violência entre hindus e muçulmanos em 2002. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS