PUBLICIDADE
Notícias

Espanha rejeita comparação entre Syriza e partido esquerdista em ascensão

10:10 | 26/01/2015
Um ministro espanhol rejeitou comparações entre o Syriza, partido esquerdista de oposição que venceu ontem as eleições gerais da Grécia, e um partido radical de esquerda em ascensão na Espanha.

Segundo José Manuel Soria, ministro de Indústria da Espanha, a vitória do Syriza é resultado de "turbulência política" sem igual na Grécia, após o país ter sido socorrido por credores europeus.

"É preciso ficar claro que a situação na Grécia é bem diferente da de outros países europeus, em especial da Espanha", disse Soria à emissora de TV estatal TVE. "A Grécia perdeu o controle de seu destino há vários anos, quando o (ex-) primeiro-ministro socialista (George) Papandreou mostrou-se incapaz de enfrentar desequilíbrios sistêmicos e buscou (ajuda financeira). Foi exatamente isso que evitamos na Espanha."

O triunfo do Syriza é visto como um sinal da crescente insatisfação popular na Grécia com medidas de austeridade que Atenas teve de cumprir como parte de programas de resgate fechados com a Europa e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na Espanha, o feito do Syriza repercute principalmente por causa do recente avanço do Podemos, um partido local que copiou boa parte da plataforma política dos esquerdistas gregos. O Podemos, que lidera algumas pesquisas de opinião espanholas, foi o partido estrangeiro mais relevante a anunciar apoio ao Syriza. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS