Polícia da Guiana Francesa expulsa 64 garimpeiros brasileiros
A operação permitiu a apreensão e destruição de "uma grande quantidade" de material para a extração de ouro, indicou o relatório, e a apreensão de 105 gramas de ouro
16:49 | Out. 27, 2014
A Polícia da Guiana Francesa anunciou nesta segunda-feira, 27, a detenção e expulsão de 64 brasileiros "armados e perigosos" em um dos principais garimpos de ouro desse país.
O acampamento desmantelado, em que viviam cerca de 200 pessoas, estava situado na região montanhosa de Inini, no interior de um parque natural amazônico, informou a Polícia em um comunicado.
A operação, realizada na última quarta-feira, 22, permitiu a apreensão e destruição de "uma grande quantidade" de material para a extração de ouro, indicou o relatório, e a apreensão de 105 gramas de ouro.
O acampamento dos garimpeiros brasileiros estava organizado como uma "verdadeira aldeia", de seis quilômetros quadrados, e estava em operação havia meses, explicaram fontes policiais.
A extração ilegal de ouro nesse departamento ultramarino francês rende cerca de dez toneladas por ano - enquanto apenas duas toneladas são extraídas legalmente -, calculam as autoridades, que acreditam que cerca de 8.000 brasileiros em situação irregular se dediquem a essa atividade.
O ouro ilegal sai do país em direção ao Brasil e ao Suriname.
AFP