Papa Francisco diz que teorias do Big Bang e da evolução estão certas

O pontífice defendeu que podemos interpretar Deus como um "mágico com uma varinha", mas não necessariamente assim

21:20 | Out. 28, 2014

NULL (foto: )
O papa Francisco surpreendeu ao dizer nesta segunda-feira, 27, que as teorias científicas do Big Bang e da evolução estão corretas e não são incompatíveis com a existência de um criador. As considerações foram anunciadas na Academia Pontifícia de Ciências, onde ele inaugurou no local o busto do antecessor, Bento XVI.

Segundo ele, a teoria do Big Bang, que explica a origem do mundo, na verdade justifica um criador. "Quando lemos sobre a crianção no Gênesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico com uma varinha capaz de fazer tudo. Mas não é isso", completa.

Francisco afirma também que a teoria da evolução não de opões a ideia do criador divino. "Deus criou os seres humanos e permitiu que se desenvolvessem de acordo com leis internas que deu a cada um para que alcancem sua realização", explicou.

[SAIBAMAIS 2] Mensagem
O papa Pio XII já havia tratado positivamente as teorias da evolução. Em 1996, ele disse que a evolução era "um fato comprovado". Bento XVI, por sua vez, chegou a defender a tese da seleção natural com um "design inteligente", implícito na evolução". Para ele, a evolução não seria um processo sem planejamento.

Sobre Bento XVI, Francisco disse que"ninguém pode dizer que o estudo e a ciência fizeram com que ele e seu amor por Deus e pelo próximo diminuíssem". "Ao contrário, o conhecimento, a sabedoria e a oração ampliaram seu coração e seu espírito", avaliou.

Redação O POVO Online com AFP