Blatter dá nota 9,95 para a Copa do Mundo no Brasil

12:34 | Jul. 14, 2014

A Copa do Mundo realizada no Brasil, que teve seu desfecho no domingo com o tetracampeonato da Alemanha, mereceu nota 9,95 sobre 10, afirmou nesta segunda-feira o presidente da Fifa, Joseph Blatter."Eu daria 9,95. Isto quer dizer que melhoramos. O Brasil melhorou em relação à África do Sul", que tinha 'tirado' 9, disse o dirigente em entrevista coletiva na qual foi apresentado o balanço geral do torneio.

Blatter, que viveu cinco Copas como presidente da Fifa, ressaltou que esta edição foi "muito especial" pela "intensidade" do futebol mostrado pelas 32 seleções participantes. "Começaram a competição com um futebol mais ofensivo. Nas últimas Copas não se arriscava tanto na primeira fase. Desta vez, foram mais ao ataque", comentou.

O suíço descreveu a final entre Alemanha e Argentina como uma "guerra", que a 'Mannschaft' venceu por 1 a 0 na prorrogação. A última edição foi decidida pelo mesmo placar, também no tempo extra, mas Blatter disse que a vitória da Espanha sobre a Holanda foi mais "tática".

O dirigente não poupou críticas aos atrasos acumulados nos sete anos que o Brasil teve para construir os estádios e toda a infraestrutura. Apesar dos atrasos e das preocupações com transporte e segurança, o Mundial transcorreu sem grandes problemas e recebeu elogios quase unânimes da imprensa internacional.

AFP