EUA: China aumentou capacidade militar

18:20 | Jun. 05, 2014

A China mostra crescente capacidade de projetar seu poder militar para além de suas margens, informou um relatório do Departamento de Defesa dos EUA divulgado nesta quinta-feira.

Em um documento anual enviado ao Congresso, o Pentágono relatou que a China está desenvolvendo e testando novos tipos de mísseis, ampliando o alcance de sua marinha e atualizando a sua força aérea. Também disse que o país asiático está investindo em aumento da capacidade militar no ciberespaço, no espaço e na guerra eletrônica.

O relatório informou que a modernização militar da China foi principalmente impulsionado pelo potencial conflito no Estreito de Taiwan, mas também pela expansão de seus interesses no exterior e pelo aumento da tensão nos mares do Sul e do Leste da China. Em novembro do ano passado, o país asiático realizou o seu maior exercício naval até então no Mar das Filipinas.

A China tem se empenhando em várias disputas territoriais com seus vizinhos, incluindo o Japão e as Filipinas, aliados dos EUA. O país também está enfrentando impasses com o Vietnã. Fonte: Associated Press.