Interpol descarta 'ataque terrorista' em desaparecimento de avião malaio

"A pista terrorista se afasta" na investigação sobre o desaparecimento no último sábado, 8, de um avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo

10:20 | Mar. 11, 2014

NULL (foto: )

O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble, indicou nesta terça-feira, 11, que "a pista terrorista se afasta" na investigação sobre o desaparecimento no último sábado, 8, de um avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo.

"Quanto mais informações temos, mais nos inclinamos a concluir que não se trata de um incidente terrorista", declarou Noble.

Em relação à presença a bordo do avião de duas pessoas que viajavam com passaportes europeus falsos, "trata-se de um tráfico de seres humanos", acrescentou. "Estamos cada vez mais certos de que estes indivíduos não são terroristas", ressaltou.

"Graças aos meios de comunicação, ficamos cientes de quem estava na lista de embarque e soubemos imediatamente que eram passaportes roubados", disse.

Segundo Noble, os dois passageiros que viajavam com passaportes roubados, austríaco e italiano, são dois iranianos que voaram de Doha a Kuala Lumpur com seus passaportes iranianos. Não utilizaram os passaportes europeus até embarcarem na Malásia.

A Interpol divulgou dois nomes "que figuravam nos passaportes iranianos" sem a certeza de que correspondam aos dois passageiros. Eles são Puri Nur Mohamad, de 19 anos, e Delavar Seyed Mohamad Reza, de 30.

 O secretário-geral também mostrou brevemente suas fotografias, mas não quis informar como ou onde foram tiradas.

"Agora que conhecemos a identidade destas pessoas, sabemos que abandonaram Kuala Lumpur para ter um status de refugiado e podemos nos concentrar no grupo criminoso que lhes permitiu viajar", disse.

A Malásia iniciou uma investigação por terrorismo após a descoberta de que dois passageiros embarcaram com passaportes roubados na Tailândia.

A polícia tailandesa anunciou, por sua vez, uma investigação sobre um possível tráfico de passaportes.

 O Boeing 777-200 da Malaysia Airlines desapareceu no sábado com 239 pessoas a bordo.

AFP