PUBLICIDADE
Notícias

Supertufão aproxima-se das Filipinas e de Taiwan

17:44 | 20/09/2013
O supertufão Usagi, o mais forte do ano até agora, se aproximou hoje do norte das Filipinas e do sul de Taiwan com rajadas de 296 quilômetros por hora. As autoridades locais emitiram alertas de chuvas torrenciais e ventos destruidores.

O Usagi estava nesta tarde 600 quilômetros ao sul da capital de Taiwan, Taipé, e seguia em direção às Ilhas Batanes, nas Filipinas. As ilhas foram colocados sob o alerta máximo de tempestade, enquanto em pelo menos outras 15 províncias do norte do país o alerta foi elevado por conta de riscos de inundação, de deslizamentos de terras e de tempestade.

Em Taiwan, centenas de pessoas já foram retiradas de áreas com perigo de inundação. Por lá também há a previsão de chuvas torrenciais na costa leste e no sul da ilha. As áreas externas do Usagi se estendem pela principal ilha das Filipinas, a de Luzon, e pelo sul de Taiwan. A previsão é de chuvas de 24 horas e um acúmulo de 500 milímetros de água em seu centro.

O supertufão deve seguir em direção ao sul da China, com suas bordas externas atingindo o litoral de Cantão e de Hong Kong no domingo, dia em que deve perder força e ter uma velocidade média máxima de 158 quilômetros por hora.

Uma tempestade atinge o status de supertufão quando os ventos médios alcançam a velocidade de 240 quilômetros por hora, exatamente o registrado pelo supertufão, que marcou um diâmetro de 1.100 quilômetros. Fonte: Associated Press.

TAGS