PUBLICIDADE
Notícias

Sobe para 59 número de mortos em atentado no Quênia

10:29 | 22/09/2013
O número de mortos no ataque terrorista a um shopping center de Nairóbi, capital do Quênia, subiu para 59, segundo fontes do governo do país. Cerca de 175 pessoas estão feridas. Neste sábado um grupo de homens armados entrou atirando no local e neste domingo ainda mantinha reféns. Tiros foram ouvidos ao longo da manhã.

Soldados e policiais estão tentando encurralar os terroristas no shopping. Em comunicado, a Cruz Vermelha do Quênia disse que 49 pessoas foram dadas como desaparecidas. As autoridades não confirmam, mas este poderia ser o número de cidadãos mantidos como reféns.

"A prioridade é salvar o máximo de vidas possível", afirmou o ministro do Interior queniano, Joseph Lenku, numa tentativa de tranquilizar as famílias. Segundo ele, as forças de segurança já resgataram aproximadamente mil pessoas.

Lenku afirmou que entre 10 e 15 terroristas estariam no shopping. Ele explicou que os policiais estão controlando seus movimentos através das câmeras de segurança do centro comercial, que é muito frequentado por estrangeiros e quenianos de alto poder aquisitivo.

O grupo militante da Somália al-Shabab assumiu a autoria pelo atentado. No fim de 2011 o grupo al-Shabab prometeu realizar um grande ataque em Nairóbi, em retaliação ao fato do Quênia ter enviado tropas para ajudar o governo da Somália a combater os insurgentes. O shopping Westgate é de propriedade de israelenses e já havia sido identificado como um potencial alvo de ataques terroristas. Fonte: Associated Press.

TAGS