PUBLICIDADE
Notícias

Papa Francisco anuncia mudanças na Cúria Romana

12:50 | 21/09/2013
O papa Francisco anunciou neste sábado mudanças na Cúria Romana, após seis meses estudando o trabalho e a burocracia do Vaticano. Umas das principais alterações foi a transferência do cardeal italiano Mauro Piacenza, ultraconservador que até então era o Prefeito da Congregação para o Clero. Ele é conhecido por sua postura tradicional no que se refere à liturgia e à questão do celibato sacerdotal.

Piacenza estava no cargo desde 2010, quando foi nomeado pelo então papa Bento XVI. Ele será rebaixado a um posto de menor comando, e no seu lugar entrará outro italiano, Beniamino Stella. Um de seus principais desafios será reverter a escassez de padres, principalmente nos países desenvolvidos.

Em outra decisão muito acompanhada, o papa anunciou a substituição do arcebispo croata Nikola Eterovic, que estava a cargo do Sínodo dos Bispos. Ele foi transferido ao corpo diplomático do Vaticano. Seu lugar será ocupado pelo arcebispo italiano Lorenzo Baldisseri, que era secretário da Congregação dos Bispos.

O Vaticano também confirmou que o papa Francisco vai conduzir uma assembleia de cardeais no dia 30 de setembro para anunciar a tão esperada data da cerimônia que reconhecerá como santos os papas João XXIII e João Paulo II. Fonte: Associated Press.

TAGS