PUBLICIDADE
Notícias

ONU diz que ataque à Síria vai aumentar violência

15:48 | 03/09/2013
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon advertiu que qualquer ação "punitiva" contra a Síria em resposta ao recente ataque com armas químicas pode aumentar a violência no país em guerra civil. Ban também afirmou que a responsabilidade por determinar se armas químicas foram usadas na Síria são da ONU.

Os 15 membros do Conselho e Segurança da ONU são "os principais responsáveis por qualquer direção de uma ação no futura, dependendo de análises científicas", dos inspetores da ONU, que deixaram a Síria no sábado passado com amostras do local do acidente. Ban não disse quando as análises laboratoriais dessas amostras ficarão prontas, mas afirmou que seus resultados devem ser submetidos ao Conselho de Segurança. "Este é meu apelo", afirmou ele.

O secretário-geral também alertou nações como os EUA e França que o ataque à Síria é legal apenas em autodefesa como determina a ONU ou se for aprovado pelo Conselho de Segurança.

"Devemos evitar aumentar a militarização no conflito e revitalizar a busca por uma solução diplomática", afirmou Ban. "Precisamos considerar o impacto de uma intervenção militar", que segundo ele pode aumentar a violência.

Rússia e China usaram seu poder de veto dentro do Conselho de Segurança várias vezes para ações contra o regime do presidente sírio, Bashar Assad.

O presidente Barack Obama recebeu nesta terça-feira apoio de líderes do Congresso dos EUA para um ataque à Síria.

TAGS