PUBLICIDADE
Notícias

Irã diz que está pronto para diálogo sobre tema nuclear

13:08 | 22/09/2013
O presidente do Irã, Hasan Rouhani, declarou que o país está pronto para conversas com o ocidente sobre as questões relativas ao programa nuclear iraniano. As declarações foram dadas na véspera de sua viagem aos Estados Unidos, onde participará da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Rouhani foi eleito em junho prometendo novo ânimo no engajamento diplomático com o mundo. Ele disse que a viagem aos Estados Unidos pode ser uma chance de iniciar uma nova etapa de negociações sobre a questão nuclear.

O presidente iraniano e Barack Obama confirmaram presença na Assembleia Geral na semana que vem, abrindo a possibilidade da primeira troca de ideias entre presidentes americanos e iranianos em mais de três décadas. "A nação iraniana está pronta para negociações e conversas com o ocidente", afirmou Rouhani.

O presidente fez a promessa de abandonar a abordagem polêmica adotada pelo seu antecessor, Mahmoud Ahmadinejad, com relação ao tema nuclear, mas disse que irá continuar defendendo a posição de que Teerã tem o direito de conduzir atividades nucleares, que o ocidente teme como sendo um possível passo na direção do desenvolvimento de armas atômicas. O Irã defende que seu programa é pacífico, com propósito de pesquisa e tratamento de câncer. Fonte: Associated Press.

TAGS