PUBLICIDADE
Notícias

Merkel diz que coalizão será mantida por margem estreita

10:44 | 17/08/2013
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, admitiu, em entrevista publicada nesta sábado, 17, no jornal alemão FAZ, que sua coalizão governista, que reúne o Partido Democrático Liberal (FDP, na sigla em alemão) e o bloco conservador formado pela União Democrata Cristã (CDU) e a União Social Cristã (CSU), deverá garantir um novo mandato por uma margem bem estreita nas eleições do mês que vem.

"Temos as melhores chances de atingir nosso objetivo, ou seja, manter a coalizão cristã-liberal, mas é verdade também que será por uma margem bem, bem apertada - como normalmente acontece em eleições gerais", disse Merkel.

A expectativa é de que o bloco CDU/CSU, de Merkel, conquiste a maior parte dos votos nas eleições marcadas para 22 de setembro, mas pesquisas indicam que o FDP poderá ter dificuldade para assegurar os 5% de votos necessários para integrar o Parlamento.

A sondagem mais recente da ZDF Politbarometer mostra o grupo de Merkel com 41% dos votos e o FDP com exatos 5%. Já o apoio ao Partido Social-Democrata (SPD), de oposição, caiu dois pontos porcentuais em relação à semana passada, para 25%, enquanto o do Partido Verde recuou um ponto, para 13%.

Também neste sábado, 17, o jornal alemão Frankfurter Rundschau publicou que o número de filiados ao SPD atingiu 472.469 no final de junho, ultrapassando o da CDU, que tinha 469.575 partidários. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS