PUBLICIDADE
Notícias

Snowden pode deixar aeroporto em dias, diz advogado

08:09 | 17/07/2013
O ex-agente norte-americano Edward Snowden poderá sair, em breve, da zona de trânsito do aeroporto de Moscou, onde permaneceu por mais de três semanas enquanto fugia das autoridades dos EUA, afirmou Anatoly Kucherenko, advogado russo que está o assessorando à agência de notícias Interfax nesta quarta-feira.

Snowden pediu asilo temporário na Rússia na terça-feira, alegando que estava sendo perseguido pelos Estados Unidos depois de vazar de informações secretas do governo. Anatoly Kucherenko disse que o processo deve ocorrer rapidamente.

"A questão de conceder abrigo temporário a Snowden não deverá levar mais de uma semana", disse o advogado, de acordo com a agência. "Eu acho que ele poderá deixar a zona de trânsito nos próximos dias."

O processo para obter o status de refugiado envolve várias etapas. A primeira é apresentar um pedido de refugiado ao Serviço Federal de Migração da Rússia. Se o órgão decidir apreciar o pedido, Snowden receberá um documento válido por três meses, que lhe permitirá sair do aeroporto internacional de Sheremetyevo enquanto seu pedido de asilo é analisado. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS