PUBLICIDADE
Notícias

Snowden convoca advogados e defensores dos direitos humanos

Serguei Nikitin, da Anistia Internacional, confirmou o encontro. Ele disse que recebeu o convite por e-mail e que pretende comparecer à reunião

09:00 | 12/07/2013

MOSCOU, 12 Jul 2013 (AFP) - O técnico de informática americano Edward Snowden, procurado por Washington por espionagem e bloqueado no aeroporto de Moscou, convocou uma reunião nesta sexta-feira com advogados e defensores dos direitos humanos e fará uma declaração.

O aeroporto de Sheremetievo, onde Snowden passou as últimas três semanas na zona de trânsito, informou à AFP que o encontro acontecerá às 17H00 (10H00 de Brasília).

Serguei Nikitin, da Anistia Internacional, confirmou o encontro. Ele disse que recebeu o convite por e-mail e que pretende comparecer à reunião.

Snowden, que é acusado por Washington de espionagem por ter revelado dados sobre a vigilância eletrônica dos Estados Unidos em todo o mundo e não é visto em público desde que deixou Hong Kong, em 23 de junho, fará uma declaração durante o encontro, provavelmente para denunciar a perseguição que afirma sofrer.

Snowden, que trabalhava para uma empresa que prestava serviços à Agência de Segurança Nacional (NSA) americana, "tem a intenção de dizer o que pensa da campanha de perseguição obsessiva da administração americana contra ele, que coloca em perigo os passageiros de voos que seguem para a América Latina", afirmou uma fonte do aeroporto.

O americano recebeu ofertas de asilo político da Venezuela, Bolívia e Nicarágua.

Advogados ligados à defesa dos direitos humanos na Rússia também confirmaram que receberam o convite.

Snowden também chamou representantes da Anistia Internacional, Transparência Internacional, Human Rights Watch (HRW), do escritório da ONU em Moscou, entre outros.

O porta-voz do Kremlinm, Dmitri Peskov, declarou nesta sexta-feira que o caso Snowden não envolve a presidência russa.

TAGS