PUBLICIDADE
Notícias

Philippe diz está 'muito consciente' de responsabilidades

Philippe é o futuro rei dos belgas, ao assumir o trono no lugar de seu pai Albert II

08:50 | 04/07/2013
NULL
NULL
BRUXELAS, 04 Jul 2013 (AFP) - O príncipe Philippe, que se tornará no dia 21 de julho rei dos belgas após a abdicação de seu pai Albert II, declarou nesta quinta-feira estar "muito consciente" de suas novas responsabilidades, em uma breve declaração à imprensa.
"Presto homenagem ao Rei por seu reinado de 20 anos. Sou muito consciente das responsabilidades que me esperam. Vou fazê-lo de coração", disse o príncipe, de 53 anos, na cidade da Antuérpia.
O príncipe, visivelmente tenso, não disse mais nada à imprensa, um dia após seu pai anunciar que abdicará no dia 21 de julho, dia de festa nacional na Bélgica, porque sua "saúde e idade" já não lhe permitem exercer suas funções como gostaria.
Nesta quinta-feira, vários meios de comunicação belgas se perguntavam se o príncipe está realmente capacitado para o trono, quando os cidadãos de toda a Europa questionam o papel das monarquias no continente.
Muitos gostariam ao menos que o rei permanecesse no trono até as eleições legislativas na Bélgica, em 2014.
"A abdicação do rei Albert II abre um período de incerteza política e reaviva o debate sobre a preparação de seu filho e o futuro da monarquia", escreveu o jornal belga "Le Soir".
"Albert II se sentia incapaz, por razões de saúde, de enfrentar uma nova crise política na Bélgica. Por isso tomou esta decisão, pelo bem do país", considerou o "La Libre Belgique".
O príncipe herdeiro "deverá convencer o norte da Bélgica", a região dirigida pelos nacionalistas flamengos, onde o apoio à monarquia é tradicionalmente muito menor se comparado com o sul francófono.

TAGS