PUBLICIDADE
Notícias

Papa Francisco pede que jovens levem Evangelho às periferias

11:20 | 28/07/2013

RIO DE JANEIRO, 28 Jul 2013 (AFP) - O papa Francisco pediu aos jovens católicos que "levem Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais" durante a missa de envio da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), celebrada na manhã deste domingo para uma multidão de três milhões de fiéis em Copacabana.

"O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns. Não é apenas para aqueles que nos parecem mais próximos, mais abertos, mais acolhedores. É para todas as pessoas. Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo aos que parecem mais distantes, mais indiferentes", disse o primeiro papa latino-americano da história, alternando entre o português e o espanhol.

"Este Continente recebeu o anúncio do Evangelho, que marcou o seu caminho e produziu muito fruto (...) A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam!", afirmou o pontífice, em seu último dia no Brasil, o país com mais católicos do mundo.

A América Latina é a região com mais católicos do mundo, mais de 40% do total, mas a Igreja vem perdendo espaço com o crescimento do número de evangélicos e pessoas sem religião.

A experiência de encontrar Jesus "não pode ficar trancafiada na vida de vocês ou no pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade de vocês. Seria como cortar o oxigênio de uma chama que arde", ressaltou o Papa argentino, insistindo no papel evangelizador e missionário da Igreja.

"Mas, atenção! Jesus não disse: se vocês quiserem, se tiverem tempo, e sim: Ide e fazei discípulos entre todas as nações", alertou o pontífice.

Francisco citou o jesuíta espanhol José de Anchieta (1534-1597), missionário que contribuiu para a fundação da cidade de São Paulo e que "partiu em missão quando tinha apenas 19 anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem".

Segundo a organização da JMJ, três milhões de pessoas assistiram à missa celebrada pelo Papa, incluindo mais de 300.000 jovens peregrinos de 170 países, um recorde de afluência na praia de Copacabana.

TAGS