PUBLICIDADE
Notícias

Negociações entre as duas Coreias terminam sem acordo

09:21 | 10/07/2013

SEUL, 10 Jul 2013 (AFP) - As negociações entre as duas Coreias sobre a reabertura de seu complexo industrial em território norte-coreano terminaram nesta quarta-feira sem acordo, mas as duas partes concordaram em se reunir novamente na próxima semana, indicou Seul.

As negociações sobre a reabertura deste complexo fechado de forma unilateral por Pyongyang em abril prosseguirão no dia 15 de julho, anunciou o chefe da delegação da Coreia do Sul, Suh Ho, depois de quatro horas de negociações que começaram na manhã desta quarta-feira.

"O Norte e o Sul concordaram que o complexo deverá se manter e se desenvolver", indicou Suh sobre o complexo, localizado no interior da Coreia do Norte.

"Tratamos o tema de que a suspensão atual de três meses não deverá se repetir inclusive depois da reabertura. O tema será tratado novamente no próximo encontro".

O ministério sul-coreano da Unificação havia anunciado pela manhã a retomada destas negociações.

Uma delegação sul-coreana se deslocou à Coreia do Norte para tentar relançar a zona, crucial para a economia norte-coreana e para as empresas sul-coreanas, que perderam centenas de milhares de dólares desde a retirada dos 53.000 funcionários norte-coreanos.

TAGS