PUBLICIDADE
Notícias

Estátua da Liberdade reabre no Dia da Independência dos EUA

Milhares de visitantes entusiasmados se dirigiram à Liberty Island, uma pequena ilha ao sul de Manhattan onde se localiza a enorme estátua de 93 metros e 200 toneladas

14:12 | 04/07/2013
NULL
NULL

NOVA YORK, 04 Jul 2013 (AFP) - Bem a tempo para o feriado nacional de 4 de julho nos Estados Unidos, a Estátua da Liberdade reabriu nesta quinta-feira, 4, em Nova York, oito meses após o furacão Sandy causar danos milionários no local onde o monumento se ergue.

Milhares de visitantes entusiasmados se dirigiram à Liberty Island, uma pequena ilha ao sul de Manhattan onde se localiza a enorme estátua de 93 metros e 200 toneladas, uma das atrações turísticas mais populares do mundo.

Tambores, bandeiras americanas, emblemas e camisetas patrióticas marcavam a reabertura neste dia em que é comemorada a Declaração de Independência de 4 de julho de 1776.

O furacão Sandy, que assolou a costa leste dos Estados Unidos no dia 29 de outubro de 2012, inundou 75% da pequena ilha. Os dois deques ficaram destruídos, e a conexão com as redes elétrica, de telefone e calefação foi cortada. Além disso, as barreiras de segurança e as áreas pavimentadas ficaram destruídas.

Cerca de 53.000 paralelepípedos precisaram ser repostos e um dos deques precisou ser completamente reconstruído. No entanto, algumas partes da ilha continuavam inacessíveis nesta quinta-feira. Os edifícios anexos, muito danificados, precisarão ser reconstruídos, disse John Warren, porta-voz do Serviço de Parques Nacionais, que administra o monumento.

"A infraestrutura continua sendo um desafio", acrescentou. "Não apenas temos que restaurar a energia elétrica, a rede de esgoto e tudo isso, mas temos que fazer isso evitando que seja devastado pela próxima tempestade. Estamos reconstruindo de maneira inteligente".

O dano causado pelo Sandy foi estimado em 59 milhões de dólares para a Liberty Island e para a ilha de Ellis, porta de entrada dos Estados Unidos para milhares de imigrantes no século XX.

Mas os custos foram revisados em alta, e chegam agora a 77 milhões, disse Warren.

A Ellis Island, mais gravemente afetada que sua vizinha Liberty Island, permanece fechada e sem data de reabertura.

TAGS