PUBLICIDADE
Notícias

Venezuela avaliará eventual pedido de asilo de Snowden

22:49 | 25/06/2013

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu nesta terça-feira que analisará um eventual pedido de asilo político por parte de Edward Snowden, acusado de espionagem pelos Estados Unidos.


"Não recebi um pedido oficial, mas se ocorrer avaliaremos isto", disse Maduro em Porto Príncipe ao final de uma reunião com o presidente haitiano, Michel Martelly.
Os Estados Unidos tentam por todos os meios deter Snowden, acusado pelo vazamento de dados sobre a espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), envolvendo ligações telefônicas e a internet no país e no exterior.


"Snowden deveria receber uma medida humanitária mundial pela informação que ele divulgou (...) O que aconteceria se o mundo inteiro soubesse que a Venezuela faz espionagem? Certamente, convocariam o Conselho de Segurança da ONU", acrescentou Maduro.


O americano, que pode ser condenado a 30 anos de prisão, chegou a Moscou procedente de Hong Kong, onde estava refugiado desde 20 de maio.
Desde domingo, Snowden está na zona de trânsito do aeroporto de Moscou, confirmou o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça. Putin também rejeitou a extradição solicitada pelos EUA, ao considerar que os dois países não têm acordos nessa matéria.


Os EUA exigem da Rússia a entrega de Snowden, que teve seu passaporte cancelado. A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Caitlin Hayden, declarou hoje que, embora não exista esse acordo, há "uma clara base legal para expulsar Snowden" da Rússia.

 

O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, também revelou ter recebido hoje uma mensagem do Departamento de Estado a respeito do caso Snowden e garantiu que será levada em conta na avaliação de um pedido de asilo.


No fim de semana, especulou-se sobre a possibilidade de que Snowden viajaria para Cuba, passando pela Venezuela - o que não aconteceu. O governo venezuelano não fez comentários sobre isso nesta terça.

 

AFP

TAGS