PUBLICIDADE
Notícias

Venezuela:Auditora de eleição confirma vitória de Maduro

19:29 | 09/06/2013
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou neste domingo a conclusão da auditoria das urnas eletrônicas usadas na disputa presidencial de abril e confirmou a vitória do candidato governista Nicolás Maduro, com 1,5 ponto porcentual de vantagem sobre o opositor Henrique Capriles.

Com base em uma fonte no CNE, a agência estatal de notícias AVN informou que o trabalho de revisão mostrou coincidência de 99,98% na comparação dos votos registrados nos boletins eletrônicos originais.

Nenhum funcionário do governo comentou o resultado da auditoria em público, mas a fonte no CNE ouvida pela AVN confirmou que a auditoria sustentou o resultado oficial da eleição de 14 de abril. Segundo a fonte, a divulgação oficial dos resultados auditados deve ocorrer nos próximos dias.

Gerardo Blyde, um político de oposição ligado a Capriles, alegou que a auditoria das urnas "não tem validade".

A oposição queixa-se que o CNE ignorou sua exigência para que fosse realizada uma recontagem total não apenas dos votos e dos dados das urnas eletrônicas, mas também dos registros que contêm assinaturas e impressões digitais dos eleitores. Fonte: Associated Press.

TAGS