PUBLICIDADE
Notícias

Ministros da UE chegam a acordo para negociar tratado com EUA

20:59 | 14/06/2013
Os ministros do Comércio dos 27 países da União Europeia (UE) chegaram a um acordo nesta sexta-feira, 14, para negociar um tratado de livre comércio (TLC) com os Estados Unidos, à exceção do setor audiovisual, conforme exigência do governo francês, anunciou a Comissão.

"O mandato (para lançar as negociações comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos) foi aprovado", afirmou John Clancy, porta-voz do comissário europeu encarregado do Comércio, Karel De Gucht, em sua conta no Twitter. "O setor audiovisual não consta do mandato, por enquanto, mas pode ser acrescentando mais tarde", explicou De Gucht, em uma entrevista coletiva, depois de mais de 12 horas de negociações.

A ministra francesa do Comércio, Nicole Bricq, deixou claro desde o início que o governo François Hollande rejeitaria qualquer mandato "que não inclua uma proteção dos serviços culturais e a exclusão clara e explícita do setor audiovisual". Apesar de acatar a exigência francesa, o compromisso final prevê que o audiovisual pode ser acrescentado "mais tarde" nas negociações, disse De Gucht, partidário de não excluir qualquer item das negociações com os Estados Unidos.

"O setor audiovisual não consta do mandato no momento, mas poderá ser agregado mais tarde", explicou De Gucht durante entrevista coletiva. Deste modo, a Comissão se reserva à possibilidade de revisar os termos do mandato e incluir o setor audiovisual, um cenário que exige unanimidade. Reunidos em Luxemburgo, os ministros dos 27 países tinham de alcançar um difícil consenso para negociar um TLC com os Estados Unidos. A França ameaçava vetar a negociação se a indústria do setor audiovisual não fosse excluída.

Os franceses temem um movimento dos Estados Unidos para acabar com as cotas de difusão de filmes (nacionais) nos canais de TV e com os subsídios e regulamentos discriminatórios envolvendo a nacionalidade das produtoras.

AFP

TAGS