PUBLICIDADE
Notícias

Inundações ainda ameaçam cidades da Europa central

16:47 | 05/06/2013
NULL
NULL
DRESDEN, Alemanha, 05 Jun 2013 (AFP) - As inundações, que já mataram pelo menos 12 pessoas na Europa central, continuam a ameaçar várias cidades da Alemanha, República Tcheca e Áustria, ao longo dos rios Elba e Danúbio.

Nas áreas de risco, os moradores se revezam dia e noite para encher sacos de areia para reforçar os diques.

"Estou dormindo na casa da minha avó, a minha mãe com uma amiga", explicou Tim, de quatro anos, que mora em Dresden.

Assim como milhares de pessoas nesta cidade da antiga Alemanha Oriental, localizada às margens do rio Elba, que nasce na República Tcheca, Tim precisou ser retirado de sua casa por causa dos riscos.

"Ele queria vir e ajudar", conta a avó, que o ajuda a transportar os sacos de areia nesta cidade onde a eletricidade foi parcialmente cortada.

Entre outras cidades do leste da Alemanha em situação crítica, Dessau, Leipzig, Magdeburg e Bitterfeld correm o risco do rompimento de uma represa.

De acordo com a televisão alemã NTV, policiais patrulham em barcos as ruas inundadas de várias cidades para evitar saques.

No sul da Alemanha, na Baviera, a situação evolui lentamente, especialmente em Passau, localizado na fronteira com a Áustria, na confluência do Danúbio, Inn e Ilz, que já tem água potável.

Os trabalhos de limpeza começaram. Moradores, com vassouras na mão, retiram a lama das ruas.

A boa notícia é o retorno do sol nesta quarta-feira na Alemanha. O clima deve continuar assim por vários dias, de acordo com as previsões meteorológicas.

Na República Tcheca, Praga teve uma noite tranquila, depois de vários dias de angústia provocada pelo rio Vltava, um afluente do Elba, mas o medo prossegue em outras localidades mais ao norte.

As inundações ameaçam diversas fábricas de produtos químicos, incluindo a fabricante de fertilizantes Lovochemie. A companhia Spolchemie indicou "que continua com a sua produção e transporte de produtos", mas "tenta implementar um fechamento gradual do local, devido as inundações".

De acordo com a agência de notícias tcheca CTK, dois contêineres de gás de 12 toneladas flutuavam nesta manhã no rio Elba em direção a Alemanha. E cinco pessoas foram presas por saques em áreas isoladas.

Na Áustria, a cheia do Danúbio deverá atingir seu pico em Viena durante o dia.

O porto da capital austríaca foi inundado na terça-feira, assim como alguns restaurantes situados ao longo do Danúbio, mas as obras para conter as enchentes devem poupar o resto da cidade.

No oeste da Áustria (estados regionais de Vorarlberg, Tirol e Salzburgo), o nível da água começou a baixar, como na Baviera. A limpeza dos porões inundados e das linhas férreas puderam começar.

Mais na Hungria, Budapeste se prepara para a cheia do do Danúbio, que deve quebrar o recorde de 2002. O estado de alerta foi declarado em todo o departamento de Pest centro), assim como nos de Komarom-Esztergom (norte) e Gyor-Moson-Sopron (oeste).

"A massa de água que se aproxima é tão grande que representa uma ameaça real para as vidas humanas, mas com uma boa cooperação, podemos proteger a todos", declarou o primeiro-ministro Viktor Orban, acrescentando que poderão haver evacuações maciças nos próximos dias.

O governo pode mobilizar até 10.000 socorristas, 3.600 policiais e 8.000 soldados, segundo Viktor Orban, que visitou as instalações da Defesa Civil no país.

TAGS