PUBLICIDADE
Notícias

Famosos pedem fim das armas nucleares na véspera da reunião do G8

19:14 | 14/06/2013

Estrelas de Hollywood como Robert De Niro, Michael Douglas e Morgan Freeman pediram aos presidentes do Grupo dos Oito (G-8) o fim das armas nucleares.


Os líderes do G-8 se reúnem na Irlanda do Norte no início da próxima semana. As celebridades, entre elas o austríaco Christoph Waltz, a australiana Naomi Watts e o americano Matt Damon, emprestaram seus rostos e vozes a um vídeo de dois minutos patrocinado pelo grupo da campanha anti-nuclear Global Zero.

"A mensagem dos especialistas nacionais em segurança e cidadãos de todo o mundo é clara: a única maneira de eliminar o perigo nuclear mundial é eliminar todas as armas nucleares", diz o protagonista de "Instinto selvagem", Michael Douglas. Já Morgan Freeman afirma que "as armas nucleares são relíquias obsoletas da Guerra Fria, não contemplam as ameaças de segurança atuais e custam um bilhão de dólares em nível mundial... É hora de nos livrarmos delas".
[SAIBAMAIS 1]

O cofundador do Global Zero, Matt Brown, disse que o vídeo foi concebido para chamar a atenção do presidente americano, Barack Obama, e de seu homólogo russo, Vladimir Putin, que se reunirão na cúpula do G-8 nas próximas segunda e terça.

"Para que o mundo tome o rumo de 'zero armas nucleares', o presidente Obama terá de ir além do processo bilateral que o presidente (Ronald) Reagan iniciou com as reduções de armas da União Soviética/Rússia e levar às outras principais potências nucleares as negociações internacionais de armas pela primeira vez na história", insistiu.

Outros atores que participam do vídeo são Alec Baldwin, John Cusack, Danny DeVito, Whoopi Goldberg, Zoe Kravitz e Martin Sheen. Os líderes dos países do G-8, grupo formado por Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Rússia, França, Japão, Itália e Canadá, se reunirão no exclusivo clube de golfe Lough Erne, na Irlanda do Norte.

As negociações serão, provavelmente, dominadas pela guerra na Síria, depois que os Estados Unidos acusaram o regime de usar armas químicas, como o gás sarin, enquanto os anfitriões britânicos estão decididos a fazer uma campanha contra a evasão fiscal, além da promoção do comércio global.

O Global Zero também anunciou a entrega de uma carta pelo grupo à Casa Branca, assinada por pelo menos 75 ex-premiers, ministros da Defesa e comandantes militares. Nela, também se pede o fim dos armamentos nucleares.

 

AFP

TAGS