PUBLICIDADE
Notícias

EUA autoriza pílula do dia seguinte para meninas de qualquer idade

O governo Obama rejeitava a venda indiscriminada da pílula devido ao risco social e à saúde

00:09 | 11/06/2013

O governo do presidente Barack Obama afirmou nesta segunda-feira que cumprirá a decisão de um juiz e permitirá a venda da chamada "pílula do dia seguinte" para meninas de qualquer idade, suspendendo sua tentativa de restringir a disponibilidade do medicamento.

O revés nesta questão politicamente sensível significa que qualquer mulher, incluindo adolescentes, poderá comprar a popular pílula do dia seguinte em uma farmácia, sem a necessidade de receita médica.

O governo Obama rejeitava a venda indiscriminada da pílula devido ao risco social e à saúde.

Em uma carta enviada ao juiz Edward Korman, o governo informa que a agência federal de alimentos e medicamentos (FDA) "solicitou ao fabricante da (pílula) Plan B One-Step (PBOS) o envio de um pedido suplementar para a aprovação do medicamento sem qualquer restrição" de venda.

"Assim que a FDA receber a solicitação complementar, será aprovada rapidamente".

Os anticonceptivos baseados no levonorgestrel conhecidos como pílula do dia seguinte têm os mesmos princípios ativos que os anticoncepcionais comuns, mas em doses mais altas, que podem evitar a gravidez mesmo se ingeridos 72 horas após a relação sexual.

Em 2011, a secretária americana de Saúde Kathleen Sebelius determinou que jovens com menos de 17 anos precisavam de receita médica para comprar a "pílula do dia seguinte".

AFP

TAGS