PUBLICIDADE
Notícias

Carros-bomba explodem no Iraque matando 15 pessoas

10:25 | 10/06/2013
Explosivos escondidos numa picape lotada de mercadorias e em outros dois veículos, estacionados nas proximidades de uma mercado no centro do Iraque na manhã desta segunda-feira, foram detonados e mataram 15 pessoas. As explosões foram praticamente simultâneas, destruindo um mercado de atacado de frutas e vegetais no horário de pico das negociações, na cidade de Jidaidat al-Shatt.

A cidade fica nas proximidades de Baquba, cerca de 60 quilômetros a nordeste de Bagdá. Forças de segurança isolaram as vias que ligam Baquba a Bagdá, numa aparente tentativa de evitar novos ataques.

Baquba e a província de Diyala, que fica próxima, já foram os locais de violentos confrontos entre forças norte-americanas e insurgentes e continua a ser um local de treinamento de terroristas. A região abriga xiitas e sunitas, mas tem registrado uma piora das atrocidades na medida em que milícias xiitas combatem insurgentes sunitas na tentativa de tomar o controle local, após a invasão de 2003.

O Iraque enfrenta um agudo aumento da violência. Nos últimos meses, o número de mortes tem aumentado para níveis não vistos desde 2008. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) pelo menos 1.045 civis iraquianos e integrantes das forças de segurança foram mortos em maio, ultrapassando abril, quando houve 712 mortes.

O aumento da violência, que ocorre após meses de protestos da minoria sunita contra o governo, liderado por xiitas, eleva os temores sobre a possibilidade de uma nova onda de violência sectária no país.

Nenhum grupo havia assumido a autoria dos ataques desta segunda-feira, situação semelhante aos ataques das últimas semanas, mas a realização de explosões coordenadas de carros em áreas civis é um método usado com frequência pelo braço da Al-Qaeda no Iraque, conhecido como Estado Islâmico do Iraque.

Os três carros usados no ataque desta segunda-feira foram deixados em locais diferentes, no interior e nas proximidades do mercado, com o objetivo de provocar mais danos e matar e ferir um número maior de pessoas, informou a polícia. Um dos veículos era uma caminhonete que estava cheia de produtos agrícolas e estava estacionado no interior do mercado.

As explosões feriram 46 pessoas, informaram policiais, que falaram em condição de anonimato. Fonte: Associated Press.

TAGS