PUBLICIDADE
Notícias

Bombardeiro alemão da II Guerra retirado do Canal da Mancha

A carcaça do Dornier Do 17z, coberta de conchas, estava a uma profundidade de quinze metros e foi içada à superfície em uma operação dirigida pelos técnicos do Museu da RAF

07:18 | 11/06/2013

Um bombardeiro alemão abatido durante a Batalha da Inglaterra - um dos momentos mais cruciais da II Guerra Mundial - foi retirado nesta segunda-feira do fundo do mar, diante da costa inglesa no Canal da Mancha, por especialistas do museu da Royal Air Force (RAF).

A carcaça do Dornier Do 17z, coberta de conchas, estava a uma profundidade de quinze metros e foi içada à superfície em uma operação dirigida pelos técnicos do Museu da RAF.

O avião, descoberto em 2008 por mergulhadores, foi derrubado durante a Batalha da Inglaterra (1940) diante da costa de Kent, no sudeste do país.

O bombardeiro da Luftwaffe está em condições "notáveis", destacaram os especialistas antes do içamento.

A recuperação do Dornier Do 17 tem "importância nacional e internacional" já que o avião é o "único objeto resgatado da Batalha da Inglaterra", declarou no início de maio o diretor do museu da RAF, Peter Dye.

Após a restauração, o Dornier Do 17, conhecido por "lápis voador" devido a sua fina fuselagem, será exposto no museu da RAF para lembrar "os sacrifícios realizados pelos jovens das duas forças aéreas (britânica e alemã)", disse Peter Dye.

Na Batalha da Inglaterra, um dos momentos mais cruciais da II Guerra Mundial, Hitler lançou a Luftwaffe para desorganizar a economia do país com intensos bombardeios, antes de invadir a ilha, mas os caças ingleses - Hurricanes e Spitfires - reagiram à altura e dizimaram a força aérea alemã..

AFP

TAGS