PUBLICIDADE
Notícias

Abdullah bin Nasser al-Thani é nomeado premier do Catar

14:16 | 26/06/2013

DOHA, 26 Jun 2013 (AFP) - O novo emir do Catar formou nesta quarta-feira, 26, um novo governo dirigido pelo primeiro-ministro xeque Abdullah bin Nasser bin Khalifa al-Thani, no lugar do poderoso xeque Hamad bin Jassem bin Jabr al-Thani.

O xeque Hamad, que foi primeiro-ministro desde 2007, também perdeu o posto de ministro das Relações Exteriores, que ocupava desde 1992. Essa pasta passará para Khaled al-Attiya.

O ministro da Energia do rico país do Golfo Pérsico, que possui a terceira maior reserva de gás natural do mundo, Mohammad al-Sada, foi mantido em seu posto.

O novo primeiro-ministro também será o ministro do Interior neste novo governo de 20 membros.

O xeque Abdullah, membro da família real e formado na academia militar britânica de Durham, é considerado alguém próximo ao novo emir.

O diretor-geral da influente rede Al-Jazeera, Ahmed bin Jassim al-Thani, foi nomeado ministro da Economia e do Comércio.

O xeque Ahmed, membro da família real, anunciou em um comunicado, pouco antes da formação do governo, que renunciava ao cargo que ocupou por quase dois anos. "Hoje deixo a Al-Jazeera com o coração apertado (...) para cumprir um novo desafio, a fim de servir ao meu país", declarou.

O novo governo é formado no dia seguinte à ascensão ao poder do xeque Tamim bin Hamad al-Thani, que se tornou aos 33 anos o mais jovem soberano do Golfo, após a decisão de seu pai, o xeque Hamad bin Khalifa al-Thani, de abdicar em seu favor.

O xeque Hamad, de 61 anos, manifestou seu desejo de passar a responsabilidade pelo reino para a nova geração. Ele deixou para seu filho um dos países mais ricos do mundo, importante ator diplomático nas crises regionais, e que tem um papel fundamental no conflito sírio, com seu apoio à rebelião.

A abdicação é algo raro na história recente do mundo árabe, onde os soberanos envelhecem no trono.

O novo emir afirmou nesta quarta que deseja manter boas relações "com todos os governos e todas as nações", em um discurso moderado, no qual não mencionou o levante sírio que seu pai apoia sem reservas.

TAGS