PUBLICIDADE
Notícias

Protesto marca 1.º aniversário de governo de Hollande

14:54 | 05/05/2013
Dezenas de milhares de partidários da esquerda marcharam pelo centro de Paris neste domingo para expressar a frustração com o primeiro ano de governo do presidente François Hollande. Os manifestantes criticaram Hollande por ele renegar as promessas de campanha de controlar o mercado financeiro e pôr em prática estímulos econômicos.

Hollande, que é socialista, chegou à presidência em maio de 2012, prometendo deixar a França de fora das medidas de austeridade impostas em outros países da Europa. O governo francês evitou em grande parte os profundos cortes de gastos, elevações de impostos e amplas reformas adotadas pelos vizinhos.

Em vez disso, fez cortes modestos com reduções de gastos de 10 bilhões de euros (US$ 13 bilhões) e aumento de impostos, principalmente para os ricos, em 20 bilhões de euros. Isso é relativamente pouco para um país com uma economia de 2 trilhões de euros, dos quais 57% são gastos do governo.

Ainda assim, a economia da França continuou a se deteriorar, com estagnação do crescimento e taxa de desemprego acima dos 10%. Os franceses que saíram às ruas neste domingo são na maioria de partidos à esquerda do Socialista, do presidente, e não concordam que ele tenha evitado o pior para o país.

De acordo com a polícia, 30 mil ativistas participaram da manifestação, embora os organizadores tenham afirmado que havia 180 mil. Vários manifestantes reconheceram que votaram em Hollande um ano atrás, para evitar que o ex-presidente Nicolas Sarkozy fosse reeleito ou porque tinham expectativas num governo socialista.

O fracasso de Hollande em manter o apoio da esquerda não assegura a ele a adesão da direita, que considera que as reformas econômicas e orçamentárias não foram suficientes. Esse cenário faz de Hollande um dos presidentes menos populares da história moderna da França. Cerca de 15 mil manifestantes, principalmente de direita, se reuniram em outra parte da capital francesa neste domingo para protestar contra a aprovação da lei que legaliza o casamento gay. As informações são da Associated Press.

TAGS