PUBLICIDADE
Notícias

Milhares de pessoas protestam contra Putin em Moscou

De cima de um caminhão com uma grande bandeira vermelha, os responsáveis pela organização do movimento pediam "liberdade aos prisioneiros do 6 de maio" de 2012

16:36 | 06/05/2013
NULL
NULL

MOSCOU, 06 Mai 2013 (AFP) - Milhares de pessoas participaram de uma manifestação nesta segunda-feira, 6, no centro de Moscou para comemorar o primeiro aniversário de um movimento de protesto iniciado antes de o presidente Vladimir Putin tomar posse.

A mobilização na Praça Bolotnaya, no centro da capital russa, foi realizada no mesmo local da manifestação de 6 de maio de 2012 contra a posse de Vladimir Putin para um terceiro mandato presidencial.

Antes do início da manifestação, os participantes respeitaram um minuto de silêncio em memória de um operário morto durante a montagem do palanque. De cima de um caminhão com uma grande bandeira vermelha, os responsáveis pela organização do movimento pediam "liberdade aos prisioneiros do 6 de maio" de 2012.

"A praça está cheia. São milhares de pessoas", afirmou o líder opositor Boris Nemtsov.

Mas, segundo estimativas da polícia, apenas 8.000 pessoas participaram do evento.

Em um discurso inflamado, Alexey Navalny, o mais carismático dos oradores e opositor número um de Vladimir Putin, criticou o regime do ex-agente da KGB e disse que não teme nada, apesar das muitas investigações abertas contra ele em um ano.

"Como vocês, não vou me render jamais e não vou partir jamais (...) Com vocês, não tenho nada a temer", lançou Navalny sob os aplausos da multidão, denunciando acusações judiciais montadas.

"O que eles amam neste país é o petróleo, o gás, mas não gostam do povo (...) quem tem a audácia de colocar fim ao roubo e à corrupção", afirmou, referindo-se os líderes russos. Em seguida, fez os presentes gritarem "a Rússia será livre!" e "Putin - ladrão!".

Como no domingo, quando cerca de mil pessoas se manifestaram em Moscou, os manifestantes exigiram a libertação das pessoas detidas após os protestos organizados em 6 de maio de 2012.

Na ocasião, trinta policiais e dezenas de manifestantes ficaram feridos em confrontos. Os opositores acusaram as forças de ordem de terem provocado o conflito como forma de justificar a repressão contra opositores.

"Acredito que algo decisivo acontecerá hoje, desejo mudanças reais", declarou uma participante, Tatiana Pereverzova.

"Chegou a hora de mudar de dirigentes!", exigiam os manifestantes.

Em São Petersburgo, a oposição reuniu mais de 1.500 pessoas, segundo os organizadores, e 750, de acordo com a polícia.

Depois da manifestação de 6 de maio em Moscou, cerca de trinta pessoas foram acusadas de organizar ou participar de "distúrbios em massa" contra a ordem pública - crime que pode ser punido com dez anos de campo de trabalho -, entre os quais o líder da Frente de Esquerda, Sergue¯ Oudaltsov, que não é autorizado a deixar sua casa, telefonar ou se conectar à internet.

O escritor Boris Akunin, partidário da oposição, disse que esta mobilização era a "última chance" para os russos mostrarem ao Kremlin que não concordam com as políticas do regime de Putin.

A oposição russa e ONGs lamentam o endurecimento da repressão aos opositores após o retorno ao Kremlin de Vladimir Putin, em 7 de maio de 2012. Durante o inverno de 2011/2012 as ações de protesto tinham chegado a reunir 100.000 pessoas.

O movimento de contestação ao regime de Putin, presidente de 2000 a 2008 e primeiro-ministro de 2008 a 2012, começou após as fraudes denunciadas pela oposição durantes as eleições legislativas vencidas pelo partido no poder no final de 2011.

TAGS