PUBLICIDADE
Notícias

Itália sairá da lista negra de países com déficits excessivos

07:58 | 03/05/2013

A Comissão Europeia (CE) prometeu nesta sexta-feira à Itália que suspenderá o processo aberto por seu déficit excessivo se o país o mantiver abaixo de 3% do PIB e o novo governo colocar em andamento reformas estruturais.

A Itália "deve demonstrar" que seu déficit pode ficar "abaixo da barreira de 3% durante um período razoável", declarou Olli Rehn, vice-presidente da Comissão Europeia (CE) e responsável pelos assuntos econômicos.

Segundo as previsões econômicas de primavera da CE, apresentadas nesta sexta-feira, a Itália registrará um déficit público de 2,9% neste ano e de 2,5% em 2014.

O novo chefe de governo italiano, Enrico Letta, anunciou uma série de medidas para reativar a economia italiana, que registra um endividamento gigantesco (131,4% em 2013 e 132,2% em 2014, segundo as previsões de primavera).

"Devemos avaliar detalhadamente estas medidas" antes de recomendar uma saída da Itália do procedimento para corrigir seu déficit excessivo. A decisão será divulgada o fim de maio, com as recomendações econômicas da comissão.

AFP

TAGS