PUBLICIDADE
Notícias

Influente vice-primeiro-ministro russo renuncia ao cargo

09:14 | 08/05/2013

O influente vice-primeiro-ministro russo Vladislav Surkov, considerado durante muitos anos a eminência parda do poder, foi destituído, anunciou nesta quarta-feira o Kremlin.

"O presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto que ordena a destituição de Vladislav Surkov de suas funções depois que o vice-primeiro ministro apresentou sua demissão", afirma um comunicado.

Designado vice-premier, responsável pela modernização e inovação, em dezembro de 2011, Surkov, de 48 anos, foi considerado durante muitos anos a eminência parda do governo russo e o principal ideólogo do regime de Putin.

Chefe adjunto da administração presidencial russa em entre 1999 e 2011, Surkov é autor de conceitos como "democracia dirigida" ou "democracia soberana", como quais descreve o regime político na Rússia.

"Efetivamente, Surkov renunciou por iniciativa própria", declarou Dmitri Peskov, porta-voz de Putin, citado pela agência Interfax.

Ele afirmou que a saída está relacionada com decretos presidenciais considerados pouco eficazes pelo chefe de Estado.

Peskov ressaltou, no entanto, que a destituição de Surkov não tem "nenhuma relação" com o escândalo do centro de inovação Skolkovo, o projeto de "Silicon Valley" russo que está sendo investigado desde fevereiro por fraude de milhões de rublos de recursos públicos.

AFP

TAGS