PUBLICIDADE
Notícias

Incêndio continua avançando no sul da Califórnia

22:26 | 03/05/2013
Um incêndio no sul da Califórnia que avança em direção ao mar se estendeu cerca de 40 quilômetros quadrados nesta sexta-feira enquanto os bombeiros se preparavam para mais um dia de fortes ventos, que ajudam a espalhar o fogo. Estamos a mercê da mãe natureza", disse Tom Krushke, porta-voz dos bombeiros do condado de Ventura.

O incêndio teve início na quinta-feira na área de Camarillo, tendo destruído 15 e vários motorhomes que estavam em um estacionamento. Cerca de 4 mil casas do condado de Ventura estavam ameaçadas e foram feitas evacuações. Ao amanhecer, o fogo estava a cerca de 32 quilômetros da costa.

Em torno de 10% do fogo já foi contido, mas o trabalho de mais de 900 bombeiros e assistentes mal começou, disseram as autoridades.

A previsão meteorológica aponta baixa umidade, temperaturas elevadas e ventos matutinos com velocidade de até 70 quilômetros por hora.

Embora o fogo avance em direção ao mar, a ameaça às casas costeiras é mantida. "O fogo pode saltar a qualquer momento e lugar", disse o porta-voz.

As chamas foram alimentadas por ventos de Santa Ana que geralmente vão do outono até março e depois são substituídos por névoa da manhã, disse Curt Kaplan, do Serviço Meteorológico Nacional em Oxnard. "Essa é uma condição climática muito, muito estranha para esta época do ano", disse. As informações são da Associated Press.

TAGS