PUBLICIDADE
Notícias

Campeão olímpico de vela morre em treino para Copa América

Andrew Simpson, chamado de 'Bart' em referência à série de TV "The Simpsons", conquistou a medalha de ouro olímpica nos Jogos de Pequim-2008 e a prata em Londres-2012

08:04 | 10/05/2013
NULL
NULL

O britânico Andrew Simpson, campeão olímpico de vela, morreu nesta quinta-feira em um acidente com o catamarã da equipe sueca Artemis, na Baía de São Francisco, quando treinava para a Copa América, informou o site do time sueco.

"É com grande tristeza que a Artemis Racing confirma a trágica morte de Andrew 'Bart' Simpson hoje (quinta-feira) em São Francisco. Ele fazia parte da tripulação de onze membros do AC72" quando o catamarã virou.

"Simpson ficou preso sob o barco e apesar das tentativas de reanimá-lo por parte das equipes de resgate, no mar e em terra, ele faleceu", revela o site da Artemis, citando o chefe da equipe sueca, o americano Paul Cayad

"Toda a equipe está devastada diante do que ocorreu. Manifestamos nossos mais sinceros pêsames à esposa de Andrés e a sua família", assinala o comunicado.

O acidente ocorreu entre 12H30 e 13H00 local (16H30-17H00 Brasília), quando a equipe sueca treinava para a 34ª Copa América, o mais antigo troféu esportivo do mundo. A competição preliminar terá início no próximo dia 7 de julho, em São Francisco (Califórnia).

Andrew Simpson, chamado de 'Bart' em referência à série de TV "The Simpsons", conquistou a medalha de ouro olímpica nos Jogos de Pequim-2008 e a prata em Londres-2012, junto com Iain Percy, ambas na classe Star.

O britânico também foi campeão do mundo em 2010, no Rio de Janeiro.

Testemunhas revelaram que as tentativas dos socorristas para reanimar Simpson prosseguiram após o velejador chegar ao St. Francis Yacht Club.

O AC72 são barcos extremamente velozes, capazes de atingir a incrível velocidade de 40 nós (75 km/h).

Neste verão (boreal), três barcos - a equipe dos Emirados, os italianos do Luna Rossa e o Artemis Racong - disputarão a Copa Louis Vuitton (7 julho a 30 de agosto) pelo direito de desafiar o atual campeão da Copa América, o americano Oracle Racing, entre 7 e 21 de setembro.

Em outubro passado, um dos dois AC72 da Oracle Racing virou em São Francisco, mas apesar dos sérios danos à embarcação, o acidente não deixou vítimas.

O Artemis Racing AC72 realizou seu primeiro teste no mar em novembro passado, em São Francisco, e a equipe corria contra o tempo para acertar o barco visando à Copa Louis Vuitton.

"Precisamos recuperar o tempo perdido", disse o capitão americano Terry Hutchinson. "Vamos navegar o máximo possível para melhorar a confiabilidade do barco."

AFP

TAGS