PUBLICIDADE
Notícias

Suspeito de Boston não será tratado como 'combatente inimigo'

Desde o 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos recorremem ao sistema judicial federal para condenar e prender terroristas

15:08 | 22/04/2013
NULL
NULL

A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira, 22, que o suspeito de Boston não será tratado como "combatente inimigo", e sim será submetido ao sistema judiciário civil americano.

"Ele não será tratado como combatente inimigo", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney em sua coletiva de imprensa diária, acrescentando que o suspeito de origem chechena e nacionalidade americana será julgado por tribunais civis.

"Segundo a lei, os cidadãos americanos não podem ser julgados por comissões militares", recordou Carney.

"É importante assinalar que desde o 11 de setembro (de 2001) recorremos ao sistema judicial federal para condenar e prender centenas de de terroristas", afirmou.

[SAIBAMAIS 3]

"O sistema demonstrou repetidamente que pode abordar com êxito as ameaças que continuamos sofrendo".

Os senadores republicanos John McCain e Lindesey Grahan pediram que Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, fosse considerado um "combatente inimigo" para que pudesse ser julgado por militares na prisão de Guantánamo.

Tsarnaev foi indiciado formalmente no hospital, onde está sendo interrogado sob uma legislação especial antiterrorista, razão pela qual não foi aplicada os chamados "Direitos Miranda", que garante ao acusado o direito de ficar calado e receber orientação jurídica.

AFP

TAGS