PUBLICIDADE
Notícias

Iraque realiza a 1ª eleição desde saída dos EUA

18:09 | 20/04/2013
Os iraquianos votam neste sábado em eleições regionais em meio a um forte esquema de segurança, marcando a primeira votação desde a retirada do exército dos EUA do país, o que representa um importante teste para a estabilidade no Iraque.

Os resultados da eleição não afetarão diretamente o governo nacional, mas serão um medidor do apoio dos vários blocos políticos nos meses que antecederão as eleições parlamentares previstas para 2014. Além disso, os resultados podem exacerbar as já graves tensões sectárias no país.

A votação deste sábado também vai testar o exército e a polícia do Iraque, que enfrentam o ressurgimento da insurgência da Al-Qaeda e estão cuidando sozinhos da segurança de uma eleição pela primeira vez desde a invasão liderada pelos Estados Unidos, em 2003.

Cordões de segurança foram colocados em torno dos locais de votação e apenas veículos autorizados podiam circular pelas ruas das grandes cidades. Os eleitores tiveram seus dedos marcados com tinta depois de votarem, para garantir que cada pessoa vote apenas uma vez.

No início da tarde, em horário local, Martin Kobler, representante especial da ONU para o Iraque, afirmou que o processo estava ocorrendo tranquilamente. Houve relatos de violência nas primeiras horas de votação, mas sem fatalidades, embora seis pessoas tenham ficado feridas. Morteiros atingiram as proximidades de alguns locais de votação na capital Bagdá e em outras cidades, segundo a polícia.

O vice-ministro do Interior, Adnan al-Asadi, descreveu a situação da segurança como estável. "A polícia e o exército estão espalhados por todos os lugares para garantir que o dia da eleição e os locais de votação estejam seguros. Pedimos que todos votem, por que esse é o melhor meio de enfrentar o terrorismo", disse al-Adadi à rede de televisão estatal.

Muqdad al-Shuraifi, integrante da comissão eleitoral, informou que uma contagem preliminar mostrou que 51% dos eleitores foram às urnas, o mesmo porcentual de comparecimento das últimas eleições provinciais, realizadas em 2009.

As eleições foram realizadas em mais de 5,3 mil locais de votação para membros dos conselhos provinciais, que representam 12 das 18 regiões administrativas do Iraque. Milhares de candidatos de 50 blocos eleitorais concorrem a 378 cargos. A última vez em que os iraquianos elegeram membros para os conselhos provinciais foi em janeiro de 2009.

Pelo menos 14 candidatos foram mortos nas últimas semanas e algumas escolas que seriam usadas como local de votação foram bombardeadas. Havia 13,8 milhões de pessoas aptas a votar nas eleições provinciais deste sábado. Os resultados devem demorar vários dias para serem divulgados. As informações são da Associated Press.

TAGS