PUBLICIDADE
Notícias

Corpo de Margaret Thatcher é retirado do hotel Ritz

Thatcher estava hospedada no hotel desde que deixou o hospital em dezembro, quando foi submetida a uma cirurgia na bexiga

06:41 | 09/04/2013
NULL
NULL
O caixão com o corpo de Margaret Thatcher foi retirado nesta terça-feira do hotel Ritz de Londres, onde a ex-primeira-ministra britânica faleceu na segunda-feira após um derrame cerebral.

Uma ambulância, com escolta policial, chegou pouco depois da meia-noite ao hotel para transportar o caixão a um local desconhecido.

Thatcher estava hospedada no hotel desde que deixou o hospital em dezembro, quando foi submetida a uma cirurgia na bexiga. Ela faleceu na segunda-feira aos 87 anos.

O funeral da Dama de Ferro acontecerá na próxima semana, mas o dia exato ainda não foi divulgado.

A ex-primeira-ministra, cuja política e legado continuam provocando polêmica, receberá honras militares na cerimônia prevista para a catedral londrina de Saint Paul.

Será um "funeral cerimonial", um nível abaixo do funeral de Estado, similiar ao que foi organizado em 2002 para a "rainha-mãe", a mãe de Elizabeth II.

Vários deputados conservadores defenderam que Thatcher merecia um funeral de Estado, como Winston Churchill em 1965.

Mas segundo o porta-voz da Dama de Ferro, Tim Bell, nem ela nem a família desejavam um funeral de Estado.

"Em particular não queria que seu corpo fosse exposto publicamente porque pensava que não era apropriado. E não queria um desfile de aviões porque acreditava que era um desperdício de dinheiro", disse Bell.

O Parlamento, que está em recesso, terá uma sessão na quarta-feira para homenagear a ex-primeira-ministra, que formalmente permanecia como membro da Câmara dos Lordes.

Durante a noite, centenas de críticos das políticas de Margaret Thatcher participaram em celebrações improvisadas nas ruas do bairro londrino de Brixton e na cidade escocesa de Glasgow. Muitos gritaram "a bruxa morreu".
AFP

TAGS