Serviço contra importunação sexual chega aos VLTs e metrôs em Fortaleza
A plataforma Super Nina, antes utilizada apenas no sistema de ônibus, também atenderá Caucaia, Maracanaú e Pacatuba
19:24 | Dez. 22, 2025
O canal Super Nina, que recebe denúncias de importunação sexual nos ônibus de Fortaleza, será ampliado para as linhas de VLT e metrô que atendem a Capital e parte da Região Metropolitana (Caucaia, Maracanaú e Pacatuba). A expansão foi anunciada nesta segunda-feira, 22.
A chegada da plataforma ao sistema metroviário foi viabilizada por meio de parceria entre a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Secretaria das Mulheres do Estado do Ceará (SEM).
A previsão é de que, a partir deste mês, a Metrofor e a SEM iniciem uma campanha de divulgação.
O serviço, disponibilizado aos passageiros das linhas Sul, Nordeste e Oeste, pode ser contatado pelo WhatsApp, no número (85) 93300-7001. Outra opção é o QRCode de acesso direto.
AGU lança Cartilha de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual | LEIA MAIS
Serviço contra importunação sexual chega aos VLTs e metrôs: como funciona
O atendimento da Super Nina é embasado em mensagens que orientam a vítima ou a testemunha sobre como relatar o caso de importunação. Na sequência, o chatbot faz um acompanhamento com o denunciante, incluindo detalhes (data, hora, local e circunstâncias da ocorrência).
Os registros enviados à plataforma formam um banco de dados capaz de impulsionar o subsídio de políticas públicas e ações preventivas.
“É importante reforçar que a denúncia pela Super Nina não aciona intervenção imediata dentro do sistema de transporte. Em situações de importunação sexual em andamento, a orientação é procurar imediatamente a equipe de segurança do trem ou da estação”, ressalta a Metrofor.
A vítima também deve registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) para contribuir com a identificação do autor, reforçando a aplicação da Lei de Importunação Sexual. A legislação, em vigor desde 2018, tipifica o crime e pode estabelecer causas de aumento da pena.