Morre livreiro Geraldo, de sebo tradicional no Centro de Fortaleza, aos 83 anos

O estabelecimento, localizado na rua 24 de maio, ficou conhecido entre os estudantes universitários e leitores de Fortaleza

22:54 | Set. 30, 2025

Por: Penélope Menezes
O livreiro Geraldo Paulo Duarte ficou conhecido em Fortaleza como proprietário do Sebo O Geraldo, no Centro (foto: Thais Mesquita/O POVO em 13.05.2021)

O livreiro Geraldo Paulo Duarte, conhecido por sua trajetória como proprietário do Sebo O Geraldo, no Centro de Fortaleza, morreu nesta segunda-feira, 30, aos 83 anos. A notícia foi confirmada no perfil oficial do estabelecimento.

Em publicação, o prefeito Evandro Leitão (PT) também lamentou a perda do livreiro — “Sempre que passava pela rua eu me esforçava para vê-lo, mesmo que de relance, sentado em sua mesa na entrada do Sebo”, destacou.

Liderado por Geraldo, o sebo na rua 24 de maio possui mais de 200 mil volumes. Durante a pandemia de Covid-19, o segmento foi expandido e chegou às redes sociais, com perfil no Instagram movimentando os livros disponíveis.

O presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Eliézer Rodrigues, indicou a predileção especial do livreiro por obras relacionadas à história de Fortaleza.

“Certa vez, Geraldo me confidenciou que as minhas obras, antes de expostas nas prateleiras, eram lidas por ele, e na sequência eram indicadas aos pesquisadores comprantes”, relata. “Perdi o meu amigo e livreiro! Agora, só tristeza!”.

Rasura e memória: do que falam as dedicatórias inscritas nos livros | LEIA MAIS

Morre livreiro Geraldo, de sebo tradicional no Centro: leitores lamentam perda

Para a estudante de Letras Raquel Rodrigues, 27, cliente do estabelecimento, Geraldo será lembrado pela simpatia e amor aos livros.

“De fato, é o melhor sebo de Fortaleza. Se está ali há tantos anos, com certeza é pelo amor dele à leitura. Sei que vai fazer falta pra muita gente chegar ali e não ver mais ele sentadinho, rodeado de livros”, afirma.

O sentimento é compartilhado pelo jornalista Carlos Viana, colunista do O POVO +. “O Geraldo era gentileza em pessoa. Todos os meses compro alguns livros e, depois de digitalizá-los, por muitos anos vendia-os ao Geraldo. Ele sempre me tratou muito bem, além de me indicar ótimos livros”, diz.

Booktuber fala sobre sebos de livros em série do Youtube | SAIBA MAIS