Morre chef Fábio Denardi, do restaurante La Bella Italia
O estabelecimento, localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza, emitiu nota oficial de despedida na noite desta sexta-feira, 26
20:35 | Set. 26, 2025
Morreu o chef de cozinha Fábio Denardi, aos 42 anos, nesta sexta-feira, 26. A informação foi divulgada pelo restaurante La Bella Italia, localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza, onde ele atuava desde 2018.
O profissional foi um dos vencedores da premiação Faca de Ouro 2024, promovida pela Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC).
“Seu trabalho e sua paixão pela gastronomia seguirão presentes em nossa história e em cada prato que servimos”, destacou a publicação no perfil oficial do restaurante.
Natural de Mato Grosso, Denardi passou por experiências em estabelecimentos de São Paulo, antes de assumir a liderança da cozinha no La Bella Italia.
Ao relembrar a atuação do chef, Izakeline Ribeiro, jornalista e pesquisadora de gastronomia, o descreveu como "muito mais do que um mestre da culinária" e uma das "figuras mais brilhantes" do cenário gastronômico cearense.
"Tive o privilégio de acompanhar sua trajetória desde a chegada a Fortaleza, e posso dizer, sem exageros, que cada visita ao restaurante era como uma viagem entre a tradição italiana e a inovação", reflete Izakeline. "Seu talento não estava apenas no prato, mas no gesto, na atenção que dava aos pequenos detalhes, na maneira como transformava ingredientes simples em poesia".
Entre outras premiações, celebrou títulos de Chef do Ano em 2022 e 2024, além de Melhor Restaurante Italiano de 2019 a 2023 e em 2025, na premiação cearense "Melhores Sabores da Cidade".
Fábio Denardi liderava a cozinha do restaurante La Bella Italia desde 2018
A professora universitária de Bebidas e Harmonização Marbênia Gonçalves, que também atua como colunista do O POVO, acompanhou a trajetória do chef desde a estreia do mato-grossense no restaurante La Bella Italia.
"Fui convidada a todos os lançamentos dos novos cardápios, e me encantei com a forma que ele trabalhava: unia e explorava o melhor das técnicas gastronômicas, sem perder a conexão com a gastronomia italiana e com as preferências de sabores dos cearenses", afirma.
Para Marbênia, o chef de cozinha deixa um legado de inovação, com uma postura profissional que sempre buscava a aprimoração do próprio trabalho — "A cada lançamento, ele solicitava a nossa opinião, não só como cliente, mas como professora de gastronomia. Ele tinha humildade em aceitar as nossas opiniões sobre o cardápio, ouvia com atenção, aceitava sugestões".
O chef Leo Gondim, professor de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), também aponta que, ao ser apresentado a Fábio Denardi, uma "das mais importantes características de um bom chef" logo se destacou em seu colega de profissão: a humildade.
"Depois, sentado à mesa, pude conhecer seu talento, através de uma cozinha digna, cheia de sutilezas e sabores espetaculares! O chef sabia dosar a criatividade e o bom gosto: nada de muitos 'salamaleques' e decorações duvidosas, mas sim uma cozinha clássica e cheia de assinatura, uma cozinha autoral com técnicas italianas e internacionais", recorda. "Tranquilo, educado e gentil! Um chef mesmo!"