Seminário Nacional pela Alfabetização acontece em Fortaleza
O encontro, programado para os dias 6 e 7 agosto, promoverá debates com especialistas e estudiosos da educação de todo o País
10:33 | Jul. 28, 2025
A capital cearense receberá, entre os dias 6 e 7 de agosto, o Seminário Nacional pela Alfabetização. A iniciativa, que objetiva discutir desafios e soluções na educação básica, é promovida pela Aliança pela Alfabetização, formada pela Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).
O evento presencial é exclusivo para convidados e acontece no Gran Mareiro Hotel, mas toda a programação será transmitida gratuitamente, mediante inscrição. A ocasião envolverá nomes de destaque, como o ministro da Educação, Camilo Santana, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (Mec), Kátia Schweickardt, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manoel Palácios.
O secretário de Educação do Rio de Janeiro e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec), Renan Ferreirinha, também é citado, além de governadores, senadores, prefeitos e lideranças que atuam no setor educacional.
“A alfabetização é um compromisso ético, social e federativo. Para avançarmos com equidade e qualidade, precisamos comunicar melhor as políticas públicas e fortalecer a mobilização de todos os setores da sociedade”, afirma o diretor presidente da Associação Bem Comum, Veveu Arruda.
IA na educação básica: como o Ceará lida com mais uma revolução na sala de aula | SAIBA MAIS
Seminário Nacional pela Alfabetização: veja data e horário
O encontro abrangerá palestras, painéis temáticos, relatos de experiências impactantes e mesas redondas, incluindo abertura com autoridades nacionais e regionais da Educação.
De acordo com o informe, o seminário acontece em momento que o Brasil “apresenta sinais consistentes de avanço no campo da alfabetização infantil”. Entre os dados divulgados, está o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), do Inep.
Em 2024, 59,20% dos estudantes estavam alfabetizados aos 7 anos, no 2º ano do Ensino Fundamental. O número é superior ao indicado em 2023, quando a porcentagem foi de 56%.
Serviço - Seminário Nacional pela Alfabetização
- Data: 06 e 07 de Agosto (quarta e quinta-feira)
- Horário: das 9 às 17 horas (horário de Brasília)
- Local: Gran Mareiro Hotel - Rua Oswaldo Araújo, 100 - Praia do Futuro, Fortaleza (CE)
- Online: inscrições aqui