Pix em ônibus: método de pagamento aumentou 52,7% em 2025

A ferramenta QRBus já foi utilizada por mais de 143 mil passageiros em Fortaleza no primeiro trimestre

23:18 | Jun. 09, 2025

Por: Penélope Menezes
O método de pagamento via Pix cresceu em 52,7% no primeiro trimestre de 2025 (foto: Samuel Setubal/O POVO)

O uso de pagamento via Pix no aplicativo Meu Ônibus Fortaleza cresceu em 52,7% no primeiro trimestre de 2025. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, o QRBus foi utilizado por mais de 143 mil pessoas entre janeiro e março deste ano.

Em comparação, no mesmo período em 2024, os três primeiros meses contabilizaram mais de 93 mil utilizações. A ferramenta é indicada como uma alternativa aos passageiros sem cartão ou dinheiro em espécie.

“O QRBus é uma solução que traz praticidade para quem utiliza o transporte coletivo”, destaca o superintendente do Sindiônibus, Paulo César Barroso. “O passageiro não precisa estar com dinheiro ou cartão em mãos; faz o pagamento via Pix diretamente no aplicativo”.

Além das formas já conhecidas de pagamento, como o Bilhete Único, o vale-transporte e a carteira estudantil, a opção via Pix gera um QR Code ou bilhete digital instantaneamente.

Pix é utilizado por 76% dos consumidores no País | LEIA MAIS

Pix em ônibus: como o QRBus funciona?

Para novos usuários do aplicativo, o cadastro e uma recarga prévia são necessários. Em seguida, a funcionalidade já poderá ser utilizada no aplicativo Meu Ônibus Fortaleza (iOS e Android), acessando a aba “Recarga de Crédito”.

Ao selecionar “comprar crédito” na função de QR Code, o pagamento via Pix será apresentado como uma opção. Com o registro do valor desejado e a conclusão, basta clicar em “gerar QR Code”.

Fisco cruza dados do Pix para combater sonegação de empresas no Ceará | ENTENDA