Queda de energia em bairros de Fortaleza ocorreu após desligamento de linhas de transmissão na Chesf

Interrupção ocorreu após o desligamento das duas linhas de transmissão que suprem a subestação Pici II, diz Eletrobras Chesf

22:49 | Mar. 05, 2025

Por: Penélope Menezes
Queda de energia em Fortaleza ocorreu após desligamento de linhas de transmissão que suprem a subestação Pici II (Imagem meramente ilustrativa) (foto: ABR)

Um registro de queda ou oscilação de energia foi indicado por volta das 19h45min desta quarta-feira, 5, em bairros de Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana (RMF). A interrupção, segundo a companhia Eletrobras Chesf, foi motivada pelo “desligamento das duas linhas de transmissão 230kV que suprem a subestação Pici II”.

Os relatos encaminhados ao O POVO apontaram a oscilação nos bairros Dionísio Torres, Benfica, Fátima, Parquelândia e Barra do Ceará, com clientes afetados na região Oeste de Fortaleza e parte de Caucaia. O ocorrido também foi comentado nas redes sociais.

Em nota, a Enel Distribuição Ceará relatou que as linhas de alta tensão são de “responsabilidade da transmissora Eletrobras Chesf”. A empresa acrescenta que “iniciou manobras de transferências de cargas, normalizando o fornecimento de energia para todos os clientes em menos de 30 minutos”.

Bairros de Fortaleza e Caucaia registram queda de energia: origem do evento sob investigação

De acordo com a Chesf, “às 20h08min todas as cargas atendidas pela subestação foram normalizadas pela rede de distribuição”. A normalização da subestação Pici II foi plenamente concluída às 20h42min.

A companhia também informou que a origem do evento está sob investigação.