Transporte informal para interior do CE tem alta procura às vésperas das eleições
Mais de 50 pessoas se aglomeravam em ponto de embarque na Capital, nesta sexta-feira, 30, aguardando vaga em um dos transportes para as cidades na região do Litoral Oeste e Norte do Ceará
20:57 | Set. 30, 2022
O transporte informal em Fortaleza para o interior do Ceará teve alta procura por passageiros no fim da tarde desta sexta-feira, 30. O alto fluxo se concentrou embaixo do viaduto do bairro Antônio Bezerra, próximo ao terminal de ônibus local. A busca acontece, principalmente, para a votação do primeiro turno das eleições, que ocorrerá no próximo domingo, 2.
O local concentra carros, vans e micro-ônibus particulares que realizam todo dia o trajeto para cidades das regiões do Litoral Oeste e Norte do Ceará. Entre outros municipios, estão Itapipoca, Itapajé, Trairi, Umirim, Amontada, Paracuru e Sobral. Nesta tarde, mais de 50 pessoas se aglomeravam aguardando vaga em um transporte para os destinos de votação.
O meio é uma alternativa para quem não conseguiu passagens com antecedência pelas empresas que realizam serviços de transporte intermunicipal no Ceará. É o caso do auxiliar de almoxarifado Neto Amorim, 34, que buscou há 15 dias passagem para Itapajé, a 128,6 quilômetros de Fortaleza, para ir votar, mas os bilhetes estavam esgotados para esta sexta-feira.
“Infelizmente não tinha mais passagem, e hoje eu estou nessa peleja. Normalmente o fluxo do carro é bem maior, mas hoje não tem para onde eu vou, provavelmente é por conta das eleições, porque eu viajo quase todo fim de semana e não é dessa forma. Já faz mais de dez minutos que eu cheguei e não tem carro, diferente das outras vezes que a gente chega e já tem um esperando para levar”, disse Neto.
O motorista de transporte informal Francisco Egberto, 36, destaca que o alto movimento de passageiros no fim da tarde desta sexta-feira reflete o começo da movimentação eleitoral no interior do Estado.
“Só hoje eu já fui e voltei de Irauçuba duas vezes. A movimentação aqui é só por conta das eleições, para as pessoas poderem votar no domingo. A gente espera que amanhã apareçam mais viagens ainda, que seja o dobro do que foi hoje”, comenta.
Outra movimentação que reflete a alta busca de passageiros no local é a demora para conseguir vaga nos transportes particulares. A professora Márcia Meireles, 52, chegou no local por volta das 17h32min para conseguir transporte para Paracuru, no Litoral Oeste do Ceará.
Por volta das 18 horas, a profissional ainda não tinha conseguido o transporte. “Está lotado. A diferença de hoje para os outros dias é a lotação”, pontuou.
Aumento de passageiros na rodoviária
A expectativa é de que cerca de 9.463 pessoas embarquem para seus respectivos domicílios eleitorais antes do fim de semana, de acordo com a Coordenadoria de Transporte da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). Entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, devem embarcar mais de 29 mil passageiros.
A Socicam, empresa que administra os Terminais Rodoviários da Capital, informou na última quarta-feira, 28, que o aumento no número de passageiros entre esta sexta-feira, 30, e domingo, 2, será de 18% quando comparado ao fluxo normal do terminal. A expectativa é que sejam realizadas 897 viagens, entre normais e extras, até a próxima segunda-feira, 3.
Dentre destinos intermunicipais, as viagens mais procuradas são para as cidades de Sobral, Canindé, Juazeiro do Norte, Itapipoca e Quixadá. Os destinos interestaduais incluem Teresina (PI), Natal (RN), Recife (PE), Mossoró (RN) e João Pessoa (PB).