Esquadrilha da Fumaça encanta o público na Praia de Iracema

Ruas do entorno ficaram congestionadas antes da apresentação, que começou pontualmente às 16h30. Evento foi finalizado com apresentação de Waldonys, que fez acrobacias ao saltar de paraquedas e pousar no aterro

21:22 | Ago. 27, 2022

Por: Flavia Oliveira
FORTALEZA, CE, BRASIL, 27.08.2022: Esquadrão de Demonstrações Aéreas (EDA) realizou um espetáculo no Aterro da Praia de Iracema (Foto: Thais Mesquita/OPOVO) (foto: Thais Mesquita)

Uma multidão foi ao aterro da Praia de Iracema na tarde desse sábado, 27, para ver a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

O espetáculo faz parte do Circuito Bicentenário da Independência, comemoração que foi iniciada no dia 25 deste mês em Salvador e passou ontem por Teresina antes de cruzar os céus de Fortaleza. As próximas cidades a receberem o espetáculo são Natal, neste domingo, 28, e Recife, na próxima quinta-feira, 1º de setembro.

Um grande fluxo de veículos deixou o trânsito pesado nas ruas que davam acesso ao aterro, mas quem conseguiu chegar a tempo de pegar a apresentação desde o começo se empolgou com a primeira manobra, iniciada próximo ao porto do Mucuripe: os sete aviões modelo Super Tucano A-29 se posicionaram como se fossem apenas uma grande aeronave e fizeram um rasante no espigão da Rui Barbosa.

“A distância entre as aeronaves em alguns momentos é tão pequena quanto a largura de um carro”, apontou o capitão Vi­nícius Moreno, piloto que ficou em solo fazendo a narração das acrobacias da a­tração, que durou um pouco mais de 35 minutos e teve 50 movimentos.

“A fumaça que sai dos aviões é produzida pela queima de óleo biodegradável. Ao ser acionado pelo piloto, o óleo entra em contato com o escapamento quente e vira fumaça”, explicou ao público entre uma formação e outra.

O servidor público Denny Alcântara, 27, foi com a esposa Jéssica e o pequeno Kaíque para ver a apresentação. “Passei três anos na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e durante a Academia da Força Aérea eu decidi seguir outro caminho no serviço público. Mas gostaria muito que o meu filho fosse um piloto, pelos ensinamentos e coisas boas que vivi lá”, disse. O menino de 1 ano e 2 meses chamava a atenção por estar vestindo uma camiseta que imitava o uniforme de um oficial da aeronáutica.

O show das aeronaves foi encerrado e a próxima atração foi anunciada no palco. Foi neste momento que o acordeonista, cantor, piloto de acrobacias aéreas (membro honorário da Esquadrilha da Fumaça) e paraquedista cearense Waldonys se lançou de um outro avião e fez algumas acrobacias no ar, antes de pousar no espaço aberto pelo público. E foi ainda vestindo o macacão de paraquedista que ele pegou a sanfona e fez o público presente cantar e aproveitar o final da tarde na Praia de Iracema.

CONFIRA MAIS IMAGENS DA APRESENTAÇÃO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA EM FORTALEZA