MP entra com ação para que Fortaleza implante mais Centros de Referência de Assistência Social
Atualmente, Fortaleza conta com 27 unidades de Centros de Referência de Assistência Social. Levantamento aponta que Município deveria ter, no mínimo, 78
14:27 | Ago. 01, 2022
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) entrou com uma ação, nessa última quinta-feira, 21, para que Fortaleza disponha de mais Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A medida foi instaurada, conforme o órgão, em decorrência da expansão dos problemas sociais, do aumento de territórios vulneráveis e da alta demanda de serviços socioassistenciais, que exigem a ampliação da atenção do poder público em áreas com maior incidência dessas problemáticas.
Encaminhada à Prefeitura de Fortaleza, a ação visa garantir que mais áreas da Capital sejam cobertas pelo serviço. Durante investigações de um inquérito que serviu como base para a peça jurídica, verificou-se que as 27 unidades de Cras existentes não eram suficientes para cobrir as áreas de vulnerabilidade da Cidade, especialmente depois do período de pandemia.
“Com relação à população da Capital cearense, foram averiguados aumentos nos índices de mendicância, fome, pessoas em situação de rua, exploração infantil e criminalidade, por exemplo. Nos últimos anos, especialmente em decorrência da Covid-19, a população de Fortaleza demonstra-se, cada vez mais, necessitada da intervenção do poder público com programas sociais e benefícios de apoio aos vulneráveis, que repercute diretamente na criminalidade e na violência”, declara o promotor Luciano Tonet, titular da 77ª Promotoria de Justiça de Fortaleza.
A ação pede que a Justiça determine o mapeamento de áreas de vulnerabilidade e risco social da cidade de Fortaleza por parte da equipe técnica da Proteção Social Básica (PSB) da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e que, após esse mapeamento, seja feita uma estruturação do plano de atuação para implantar mais unidades.
O POVO procurou a SDHDS e a Secretaria informou que ainda não foi notificada pelo MPCE.
Leia mais
Cras em Fortaleza
Atualmente, Fortaleza conta com 27 unidades de Centros de Referência de Assistência Social. Conforme levantamento e análise territorial realizado pela Proteção Social Básica em 2018, o Município deveria contar com, no mínimo, 78 equipamentos.
Os 27 Centros de Fortaleza teriam condições de assistir 135 mil famílias, mas, em 2018, prestavam o serviço a um total de 388.586.
Os Centros realizam serviços como cadastramento em benefícios, encaminhamentos para programas de habitação, alimentação e prestação de acompanhamento familiar.