Após fazer comentários racistas sobre a morte de George Floyd, americano é alvo de operação da PF

O homem, que mora em Fortaleza, teria feito comentários racistas e incitando a violência em vídeos de notícias sobre o caso que ocorreu nos EUA em 2020

08:11 | Jun. 21, 2022

Policial imobiliza George Floyd na última segunda, dia 25 de maio, em Minneapolis (foto: Reprodução)

Após fazer comentários racistas sobre a morte de George Floyd, americano é alvo de operação da Polícia Federal em Fortaleza. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira, 21, no intuito de apreender celulares, documentos e mídias para instrução de inquérito policial.

As investigações tiveram início no ano de 2021, a partir de cooperação policial através da Interpol, e elucidaram publicações de comentários racistas e incitando a violência em vídeos de notícias sobre um caso de George Floyd. Ele foi morto em Minneapolis, nos Estados Unidos, em 25 de maio de 2020, por asfixia, quando teve o pescoço prensado pelo joelho de um policial.

 

O investigado é um cidadão americano com residência no Brasil. O homem deve responder pelo cometimento, em tese, do crime de ódio - artigo 20 § 2º da lei 7.716/89, com penas de até 5 anos de prisão.

O caso segue investigado com análise do material apreendido. O nome da operação, STOP HATING, remete a “pare de odiar”, em inglês.