Antigo IPPOO I: Penitenciária desativada vira parque de 27 mil m² em Fortaleza

Parque recebeu o nome do antigo arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Lorscheider, que foi mantido refém em um outro presídio do Ceará durante uma visita em 1994.

13:54 | Mar. 27, 2022

O investimento no equipamento foi de R$ 9 milhões (foto: Thais Mesquita)

Em mais uma das entregas da reta final do governo, Camilo Santana (PT) esteve neste domingo, 27, no bairro Itaperi, em Fortaleza, para entregar o Parque Dom Aloísio Lorscheider. O espaço de 27 mil m² fica localizado onde antes funcionava o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO I). A penitenciária foi desativada em 2013 e o prédio passou sete anos sem uso, até que foi demolido para a construção do parque em 2021. O investimento no equipamento foi de R$ 9 milhões, segundo o Governo do Estado.

Com areninha, quadras de vôlei e beach tennis, biblioteca, brinquedocreche, brinquedopraça, sala de dança, pista de skate e outros equipamentos, o parque deverá começar as atividades nesta segunda-feira, 28. A informação, dada pela secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), Socorro França, é de que as atividades assistidas serão realizadas durante o período da tarde e à noite.

Para Socorro, que já trabalhou no presídio que funcionava no local quando era promotora de Justiça, a construção de uma praça é simbólica. “Nos momentos que as muralhas são derrubadas para entrar alegria, para entrar inclusão, para entrar esporte, para trazer a juventude, isso significa que nós teremos um futuro bem melhor, eu creio”, opina a secretária.

“O parque faz parte dessa estratégia que o Estado, em parceria com a Prefeitura, tem trabalhado, de ocupar os espaços públicos, dar oportunidade de lazer, de esporte para as famílias de Fortaleza e do Ceará. Estamos transformando um presídio numa área de lazer educacional para a população”, disse o governador Camilo Santana.

A moradora do bairro Sandra Pereira Xavier, 45, afirmou que antes deste parque, o local não tinha área de lazer próxima. “Muito bom, é outra vista, outra visão”, afirma Sandra sobre a diferença da época de quando o espaço abrigava o presídio. Sandra acredita que o parque também será uma oportunidade de renda para ela, já que trabalha com a venda de espetinhos de carne em uma rua próxima.