Em Fortaleza, 1.300 servidores da saúde estão com Covid-19 e foram afastados

O número compreende afastamentos entre os dias 1º e 10 de janeiro de 2022 e foi revelado em live do prefeito da Capital, José Sarto, junto à equipe da Secretaria Municipal da Saúde

13:09 | Jan. 12, 2022

Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), participou de live nesta quarta-feira, 12, junto à equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) (foto: Reprodução / Facebook / José Sarto)

"Dos profissionais que atendem em hospitais, 700 estão afastados por estarem infectados. Outros 600, que atuam na atenção básica, também estão acometidos de Covid-19", enumerou o prefeito José Sarto (PDT) na manhã desta quarta-feira, 12. "Temos uma demanda maior e um número de profissionais menor. Isso, evidentemente, vai aumentar muito a demanda."

O número compreende afastamentos entre os dias 1º e 10 de janeiro de 2022. "É possível que hoje esteja tudo organizado, com a equipe completa e, de repente, só tenha metade dos profissionais trabalhando em uma unidade e sem condições de reposição", colocou a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite. "Além da equipe do administrativo."

Diante disso, a Prefeitura Municipal enfatiza que admitiu 57 médicos do Programa Médico Família Fortaleza para compor equipes de busca ativa de pessoas assintomática e também de não vacinadas.